Livro MLLK

Livro MLLK
My Little Lovely Kitchen. Order your book (Portuguese or English) by calling (203)257.1518

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pão de aveia integral

Ingredientes:

2 colheres de sopa  de fermento de pão (se for seco cada colher corresponde a 50 gramas, de padaria  use  100 gramas).
1 copo de água morna (para dissolver e descansar o fermento).
2 copos de água fervendo.
2 copos de aveia integral (não usar farinha de aveia).
2 colheres de manteiga.
½ copo de mel.
3 copos de farinha integral.
2 copos de farinha de trigo.
½ copo  de gérmen de trigo.
¼  copo  farinha de linhaça.
1 colher de chá rasa de sal.

Modo de preparo:
1. etapa, em uma vasilha de plástico ou louça, coloque a água  morna e o fermento dissolva e deixe descancar por 10 minutos.
2. etapa, em um pirex ponha a aveia em seguida a água fervendo, mexa e acrescente o sal, a manteiga e o mel. Espere uns minutos para não queimar as mãos.
3. etapa, junte todos os  ingredientes restante e misture bem, acrescente a etapa 2 misture, por último a etapa 1 e amasse bem, em uma superfície limpa e lisa e amasse erolando, e sovando a massa em uma vazília de plástico,  vidro ou louça, não usar alumínio ou inox, ponha a massa no centro da vazília unte com óleo e cubra com um pano, deixe descancar por 1 a 2 hora ou até dobrar de volume.
Corte a massa ao meio e faça o formato do pão, unte a forma ou se tiver pedra de  pizza pode usar para deixar descancar, coloque um copo de água até o meio e faça uma bolinha da massa e  coloque no copo com água, quando a bolinha subir  está na hora de colocar no forno, aqueça o forno 180 graus/350 fahrenheit, por 50 minutos ( não mudar o pão da forma depois que descancar pois ele afunda e não cresce)

obs: antes de ir para o forno, com uma faca amolada ou uma gilette nova, faça uma cruz no meio do pão e leve ao forno, pode passar pincelar mel em cima e colocar aveia.

Informação: Rende 2 pães e dura até 15 dias na geladeira (colocar na geladeira para não mofar pois não contém conservante. Ou 3 meses no congelador.

Dica: Aveia ajuda emagrecer, facilita a digestão, tem minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue. Além disso essas fibras dão uma sensação de saciedade mais rápida, fazendo a pessoa comer menos e conseqüentemente emagrecer. Também é eficaz na prevenção de hipertireoidismo, pois estimula a tireóide. Comer 3 colheres de aveia por dia, no leite, frutas ou vitaminas, mas tomar 6 copos de água durante o dia para não causar prisão de ventre.

“E semeiam os campos e plantam vinhas, que produzem fruto abundante. Também os abençoa, de modo que se multiplicam muito; e o seu gado não diminui.” Salmos 107.37-38


Um comentário:

  1. OLA MENINAS BOA RECEITA INTEGRAL ; VOU FAZER , LEGAL DA DICA DEUS VOZ ABENÇOE , UM ABRAÇAO .

    ResponderExcluir